O que é metaverso, como funciona e para quem serve ?



O metaverso é um conceito que se refere a um mundo virtual ou espaço online.


O metaverso é uma plataforma virtual que representa um ambiente realista e interativo onde, por meio de avatares customizados em 3D, as pessoas podem consumir produtos, serviços e interagir entre si de forma online. Como uma nova forma de se conectar, toda a estrutura do metaverso é pensada para possibilitar o acesso a um universo de realidade virtual.


Para a maioria dos executivos, o metaverso será um complemento à Internet atual, e não um substituto. E ele será acessado não apenas por meio de dispositivos de realidade virtual, mas estará presente também no PC, celulares e consoles de videogame. A medida que ele vai disputar o lugar com a web convencional, porém, é sempre debatida.


Com a evolução da tecnologia, o mundo virtual está fazendo cada vez mais parte do mundo real. O metaverso é um deste exemplos. Um universo que ultrapassa as barreiras da realidade faz com que as pessoas possam se conectar também no mundo virtual. Mas, afinal, o que de fato é o metaverso e como ele está mudando o mundo?


O metaverso pode ser usado por empresas para criar uma experiência de usuário mais imersiva e envolvente.


Estamos todos ansiosos para experimentar o universo do metaverso, é claro! No entanto, esse cenário ainda não é possível para todos. Muitas das tecnologias necessárias para a sua implementação estão em desenvolvimento e os equipamentos para isso precisam tornar-se mais acessíveis e disponíveis para a população em geral.


Entender o que é metaverso permite que pessoas e empresas se conectem cada vez mais rápido em um ambiente que futuramente pode ser mais presente que a própria realidade. Apesar de causar algum espanto, um metaverso pode proporcionar uma infinidade de novas possibilidades para desenvolver o potencial humano. Treinamentos e desenvolvimento de competências podem ser usados em favor do crescimento do indivíduo.


Mas não podemos descrever com exatidão como o metaverso funcionará na prática. O que se sabe é que os usuários teriam seus próprios avatares e poderiam trabalhar, manter contato com colegas de trabalho e amigos, fazer compras, ir a shows e ao cinema, construir e decorar uma casa e até viajar. Tudo de maneira virtual.


O metaverso pode ser usado por empresas para se conectar com clientes e funcionários.


Além das funções puramente sociais do metaverso, é crucial entender que o metaverso tem muito potencial para as empresas, ajudando-as a preencher o espaço geográfico entre elas e seus clientes, ao mesmo tempo em que cria experiências memoráveis, elimina atritos e oferece oportunidades para que as interações aconteçam.


Ademais, tenha em mente que o elemento central para aproveitar o metaverso no varejo é o conhecimento sobre o seu cliente. Afinal, somente dessa maneira será possível saber como atender os desejos e necessidades desse público. E, mais do que isso, antecipá-los!


A principal vantagem do metaverso é você conseguir fazer atividades imersivas remotamente. Ou seja, você não precisa mais ir até um supermercado físico, por exemplo, para ter uma experiência imersiva de compras. Você poderá colocar tudo no seu carrinho de uma maneira mais dinâmica do que é hoje em dia (mesmo com os apps de delivery) e ter o pedido entregue na sua casa pela loja.

Comentários